quarta-feira, 31 de outubro de 2012
A Culinária da Bulgária
Cozinha búlgara usa a abundância de vegetais que são consumidas cruas, assadas ou cozidas com carne em vasos de terracota. Eles usam muito alho, cebola, azeite e especiarias. Influenciado por seus vizinhos Turquia e Grécia búlgaros também fazer pratos como sarmi (folhas de videira recheadas), moussaka e baklava. As refeições geralmente começam com uma salada e rakia (búlgaro espírito / schnapps feito geralmente a partir de uvas).
Pratos tradicionais búlgaros:
Um aperitivo típico é Tursu que se refere aos vegetais em conserva na culinária dos países dos Balcãs e muitos países do Oriente Médio. "Torshi" originalmente vem da palavra persa "Torsh", que significa "azedo". É um aperitivo tradicional, meze de raki, ouzo, tsipouro e rakia.
Existem diferentes tipos de tursu; em cozinha búlgara os mais populares estão "Tsarska turshiya" (picles rei) e "Selska turshiya" (picles do país).
Sopas, como tarator uma sopa fria, especialmente no verão. É feito de iogurte, pepino, alho, nozes, endro, óleo vegetal, e água. Shekembe Corba uma espécie de sopa de tripas. Shkembe chorba está vinculado com leite e geralmente servido com alho, vinagre e pimenta como tempero. Diferentes versões da sopa são bastante comuns nos locais onde comer todo os Balcãs. Bob chorba é um prato nacional búlgara. O nome traduz a "sopa de feijão". É uma sopa de feijão, cebola, tomate, chubritza ou djodjen (hortelã) e cenouras. Variações locais podem igualmente excluir as cenouras ou incluem páprica, batatas ou mesmo algum tipo de carne.
Entre saladas há Shopska salada feita a partir de tomates, pepinos, cebola, pimentões em bruto ou torrado (preferencialmente assado) e Sirene (queijo branco salmoura). Os vegetais são geralmente em cubos e salgado, seguido por um molho leve de óleo de girassol ou óleo de oliva, que são ocasionalmente complementado por vinagre. Salada Shopska deriva seu nome do grupo regional chamada vida Shopi em torno da capital búlgara, Sofia. O Shopi são creditados com o desenvolvimento da receita original. Kyopulo feito de berinjelas assadas, pimentos, cargas de alho e salsa. Lyutika é uma mistura de legumes tradicional - relish salada ou robusta, popular no norte da Bulgária. É consumida no verão. Básico lyutika é feita a partir de (torrado) pimentão, tomate, alho, cebola e óleo vegetal em geral, esmagando-os a pequenos pedaços com um pilão num almofariz. Muitas vezes, salsa picada é adicionado. Lyutika é servido frio. O nome vem do sabor picante (lyut - quente, picante).
Existem variedades de lyutika com iogurte, Sirene (queijo branco), ovos cozidos, ou pedaços de peito de frango cozido. Lyutenitsa é um prazer nacional da Bulgária, a República da Macedónia e ingredientes Serbia.The incluem: tomate, pimentão, cebola, alho, pimenta, óleo vegetal, açúcar, sal.
Alguns pratos principais são Moussaka que é uma berinjela tradicional (berinjela) com base no prato nos Balcãs e no Oriente Médio, mas mais estreitamente associado com a Grécia e Turquia. O macedônio, búlgaro, sérvio, bósnio, montenegrinos e romenos versões também são feitos com batatas. a receita (3-layer) padrão grego, a camada inferior é composto por fatias de berinjela salteado em azeite, a camada do meio é o cordeiro solo pré-cozida com cebola, alho, tomates picados, as ervas (louro, orégano, tomilho), e especiarias (canela, pimenta da Jamaica e pimenta do reino), e A camada superior é um queijo com sabor de molho bchamel, ou creme de ovos (provavelmente introduzido por Tselementes em 1920). As três camadas são colocados em uma panela com manteiga ou levemente untada e cozidos até que a camada superior bchamel dourar. Não mais de cozimento é necessário que as duas camadas inferiores já estão quase cozido de antemão. A manteiga no bchamel pode ser omitido, usados com moderação, substituído ou substituído por creme. No resto dos Balcãs, a camada superior é muitas vezes creme. Queijo ralado ou farinha de rosca são muitas vezes polvilhado por cima.
Gyuvetch que é um guisado feito de carne, cebola, pimentão vermelho, cenoura, quiabo, berinjela, tomate, batata e pimenta. Sarma que é carne picada (geralmente carne, porco, vitela, ou uma combinação dos mesmos, mas também carneiro, cabra, salsicha e carne de aves diversas, como pato e ganso), arroz, cebola e especiarias diversas, incluindo o sal, pimenta e vários ervas locais são misturados e depois enroladas em folhas de plantas de grande porte, que podem ser couve (fresco ou em conserva), acelga, paciência, folhas de videira (fresco ou em conserva) ou folhas de bananeira folhosas. A combinação é então fervida durante várias horas. Enquanto receitas específicas variam de acordo com a região, é uniformemente reconhecido que o melhor método de cozimento é lento ferver em panelas de barro de grandes dimensões. Dorb Sarma um prato cozido feito de cordeiro picado ou fígado de vitela, cebola verde e arroz espalhar com um creme chamado kalifka feita de ovos e iogurte. Kebabche carne picada com temperos formados em rolos e grelhados. Folhas finas de massa Banitsa espalhar alternadamente com uma mistura de ovos e queijo branco salmoura (às vezes alho-poró e espinafre) e manteiga. Kapama um guisado preparado num prato de barro contendo carne, galinha, caça e repolho em conserva. E finalmente há Mish-Mash um omelete feito com tomates, pimentões, cebola e queijo de cabra.
Tais vinhos são feitas aqui como Mavrud que é um vinho único vermelho comum apenas para a região da Trácia na Bulgária. É um vinho muito claro com a cor rubi típico da espécie, vivo e com brilho bonito. O aroma é clara e duradoura. O sabor das uvas que combina com uma nuance de frutos silvestres.
Diz a lenda que durante o reinado de Khan Krum da Bulgária todas as vinhas foram ordenados destruído. Mais tarde, um leão escapou de sua gaiola e aterrorizou a cidade. No entanto, um homem destemido jovem chamado Mavrud (agora o nome de uma uva de vinho) confrontou e matou o animal. A mãe do rei convocou Mavrud para saber a origem de tal coragem. Ela disse que tinha secretamente guardado uma vinha, o vinho feito, e que esta era a fonte da coragem do Mavrud. Khan Krum ordenou que as vinhas replantadas. Pamid uma variedade de vinho tinto velho, que foi cultivada na Bulgária desde os tempos dos antigos trácios. No passado, era a variedade mais difundida búlgaro, mas hoje suas plantações são altamente limitadas.
Existe uma Mastika licor chamada que é originalmente um licor feita a partir da resina da árvore mastique. Esta árvore cresce principalmente na ilha grega de Chios, no mar Egeu. Na Bulgária, é muitas vezes combinado com Menta, um licor de hortelã, para fazer um coquetel tradicional chamada nuvem.
A cervejaria Zagorka foi fundada em 1902 e é baseado em Stara Zagora, na Bulgária. Em meados da década de 1990 Zagorka se tornou uma subsidiária totalmente detida pela Heineken. Os cervejaria fabrica várias marcas Heineken para distribuição dentro de Bulgária e quatro marcas exclusivas: Zagorka Especial (búlgaro: Загорка), e Zagorka Ouro, lagers Abv 5% pálidas em homenagem a cidade da cervejaria casa de Stara Zagora, Ariana, uma lager 4,5% pálido ; e Stolichno, um 6,5% abv lager forte ou Bock. Bolyarka é uma cerveja búlgara produzido na cidade de Veliko Tarnovo. O nome é o diminutivo (feminino) do bolyar título de nobreza (in), que lembra o tempo que Turnovo era a capital do Segundo Império Búlgaro (1185-1396). Kamenitza é um dos mais vendidos empresas cerveja búlgara, com base na cidade de Plovdiv. Fundada em 1881 e em 2006 de propriedade da InBev, a cervejaria tem uma grande variedade de cerveja e cervejas escuras. Kamenitza tinha uma participação de 18% do mercado de cerveja búlgara em 2005, segundo dados da ACNielsen. A empresa é patrocinadora da equipa nacional de futebol da Bulgária.
Gyuvetch
Ingredientes
900g de carne, cortada em 4-5cm (2 polegadas) cubos
2 cebolas, cortadas ao meio, depois em fatias de 5 mm (1/4 pol)
12 doce pimentão vermelho (pequeno), cortado em 5mm (1/4 pol) anéis de espessura
2 cenouras, cortadas em metade ou um quarto do comprimento, depois em fatias de 5 mm (1/4 pol)
2 pacotes de quiabo
3 berinjelas, cortadas em 2 cm (1 pol) rodelas
alguns tomates cortados em cada 3
1kg (2 libras). Batatas, descascadas, cortadas em quartos e em 7mm (1/3 pol) fatias grossas
2 hot pimentão verde
Óleo de salada
1 ramo de salsa
Sal a gosto
Procedimento
1. Carne frita com óleo de salada até que doure, coloque água até cobrir a carne e cozinhe até ficar macio. Adicionar o molho de soja a gosto.
2. Polvilhe as berinjelas com sal e deixe por um tempo para remover aspereza. Fatia cada trimestre depois de enxugar a umidade.
3. Refogue em uma panela as cenouras, beringelas, batatas e salada de quiabo com azeite. Acrescente os tomates com o líquido. Mix na cebola, acrescentando pequena quantidade de água e cozinhe até que os vegetais se tornam mal concurso. Adicione pimenta e desligue o fogo.
4. Misture a carne com suco de panela e legumes e colocar em uma panela de barro (panela). Top com hot pimentão verde, cobertura e leve ao forno 200C por aproximadamente 20 minutos.
5. Polvilhe com a salsa finamente picada e sirva.
Mish-Mash - omelete por qualquer outro nome! (Receitas da Bulgária)
Ingredientes para 3-4
3 tomates médios,
3 pimentas vermelhas,
1 cebola 2-3 colheres de sopa. de óleo vegetal,
200 gr. de queijo cabras,
3 ovos,
salsa picada,
sal e pimenta a temporada
Como cozinhar:
Corte os ingredientes em pedaços pequenos. Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione a cebola, depois o pimentão e os tomates e cozinhe por cerca de 3-5 minutos. Adicione o queijo e os ovos e cozinhe por mais 2-3 minutos. Polvilhe com a salsa e sirva. Delicioso com torradas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário